Saiba tudo o que precisa para criar uma landing page de alta conversão e alavancar suas vendas!
No Marketing Digital existem várias estratégias que ajudam a aproximar uma marca do seu público-alvo. Contudo, nenhuma outra é tão eficiente em se tratando de conversão do que uma landing page.
Saber criar uma landing page de alta conversão é crucial quando o objetivo é reter atenção do público e convertê-los em leads.
Mais do que isso, a partir dessas páginas de destino, é possível obter informações valiosas do seu cliente em potencial e, então, usa-las estrategicamente para:
- Melhorar o relacionamento com seu público
- Definir quem é sua persona
- Gerar insights para otimizar os resultados do seu time de vendas
- Personalizar a experiência dos seus leads para leva-los ao próximo nível do funil de vendas.
Tudo isso é possível quando se tem à disposição uma landing page de alta conversão. Mas, o que é uma landing page? O que essa página precisa ter para converter mais?
Com o objetivo de responder a essas e outras dúvidas, preparamos esse artigo completo sobre o assunto.
Continue lendo e veja agora mais sobre o que é landing page, quais tipos existem, seus benefícios. E o mais importante, aprenda como criar uma landing page de alta conversão para o seu negócio. Confira!
O que você verá nesse artigo:
O que é uma landing page?
A landing page, ou página de destino, corresponde a uma página que tem como objetivo a conversão de seus visitantes.
Ou seja, essa página é criada normalmente quando existe a intenção de fazer o visitante realizar alguma ação positiva. Seja concretizar uma venda, obter um orçamento, acessar um conteúdo ou material e até assinatura de newsletters.
Ao contrário de um site, as landing pages são páginas mais objetivas, cujo foco está centrado em gerar interesse no público-alvo. Para isso, elas precisam conter elementos e serem organizadas estrategicamente para provocar esse desejo nos prospects.
Assim, quando bem elaboradas, as landing pages se tornam a porta de entrada para mais conversões, ampliando os resultados e rentabilizando ainda mais o seu negócio.
Por que criar uma landing page de alta conversão
Basicamente, criar uma landing page de alta conversão é uma estratégia que oferece vários benefícios. Principalmente para empreendedores que usam o universo online focando em gerar mais vendas. Entre as principais vantagens que ter uma página de destino efetiva pode oferecer, estão:
Maior taxa de conversão
A objetividade das páginas de destino é um dos motivos que faz com seu poder de conversão seja maior em relação a outras estratégias de marketing.
Afinal, como são mais simples, as landing pages acabam eliminado qualquer fator que possa dispersar a atenção dos usuários, aumentando suas chances de converter os visitantes em leads e, assim, maximizando o retorno dos seus investimentos em marketing.
Melhor segmentação dos leads
A través de uma landing page de alta conversão, você também consegue otimizar a segmentação de quem visita a sua página.
A depender do tipo de página de destino e informações que solicita no formulário de captura, você pode segmentar os leads conforme o assunto de interesse ou estágio em que se encontra no funil.
Assim, é possível criar grupos com interesses comuns e impacta-los com estratégias mais assertivas e direcionadas a cada um deles, ampliando desse modo o seu poder de conversão.
Redução do CAC
Uma landing page de alta conversão consegue fornecer um grande volume de dados de contato dos seus leads com um tempo de prospecção muito menor do que outras ações voltadas para captação de clientes.
Como resultado, seu custo por aquisição de clientes também reduz e ainda lhe sobra tempo para formular novas estratégias para atração e retenção de leads qualificados para o seu negócio.
Lead Scoring
Essa é sem dúvida uma das vantagens mais importantes de uma landing page de alta conversão. Com o Lead Scoring é possível classificar seus leads em pontos, que são definidos a partir do nível de interação deles com a marca.
Quanto maior for essa interação, mais pontos o lead recebe. Desse modo, através dessa classificação, você saberá quais são os leads mais quentes, ou seja, que tem maior potencial de fechar negócio com você. Assim, poderá prioriza-los em suas estratégias de vendas, otimizando sua conversão e munindo-se de informações valiosas para aproveitar melhor as oportunidades a partir de da construção de um bom histórico de seus contatos.
Como criar uma landing page de alta conversão
Como pode perceber, uma landing page é uma estratégia que pode otimizar e muito seus resultados. Seja gerando mais leads, ampliando sua taxa de conversão ou mesmo agregando valor para sua persona.
Mas, para alcançar todos os benefícios que essa ferramenta de marketing digital oferece, é preciso saber como criar uma landing page de alta conversão. Para isso, é importante seguir alguns passos:
1. Conheça bem seu público-alvo
Um dos motivos que justifica o sucesso das landing pages em se tratando de conversões é a objetividade e clareza que essa página oferece.
Ou seja, ela traz consigo um conteúdo e elementos que conversam diretamente com seus prospects. Então, quanto mais você conhecer seu público-alvo, mais direcionado será essa comunicação.
Por isso, antes de qualquer coisa, procure saber quem é sua persona, quais são suas dores e necessidades, quais são seus hábitos e onde procuram por suas soluções.
Fazendo essa pesquisa inicial, você terá como criar uma landing page mais alinhada com as expectativas do seu público, eliminado possíveis barreiras que o impeça de os converter em leads.
2. Monte uma landing page para cada objetivo
Criar uma landing page com foco em mais de uma ação sem dúvida é a formula para o fracasso em se tratando de estratégias de conversão.
Afinal, estabelecer duas ou mais ações em uma única página de destino pode acabar confundindo seu prospect. Para evitar esse tipo de problema, procure estabelecer somente um objetivo para cada landing page que for desenvolver. Assim, além de levar mais clareza para sua estratégia, também terá como mensurar seus resultados com maior facilidade.
3. Use headlines de alto impacto
Um dos elementos que o visitante percebe logo que acessa uma landing page são as headlines, ou títulos da página.
Por isso, dedicar um tempo para desenvolver headlines de grande impacto pode ajudar a aumentar a taxa de conversão da sua landing page.
No geral, uma boa headline precisa despertar o interesse do prospect e também ser clara, demonstrando qual é a proposta da página. Para isso, é necessário que ela contenha informações como:
- Quem é seu consumidor
- O que faz seu produto ou serviço
- O diferencial que torna seu produto e/ou serviço o melhor
- Qual benefício o usuário terá ao escolher sua oferta.
Evite criar títulos muito longos e com informações que não passam logo de cara qual é a oferta da landing page. Nesse aspecto, quanto mais sucinto for na criação da sua headline, melhor.
Além disso, você também pode usar gatilhos mentais para montar títulos que despertam o desejo dos seus prospects em querer saber mais da sua oferta.
4. Invista no design da sua landing page de alta conversão
O design da página de destino possui o mesmo grau de relevância que as headlines. Afinal, dependendo de como é elaborado, o design pode ajudar ou prejudicar a condução do visitante até a conversão propriamente dita.
Por isso, uma dica para garantir uma landing page de alta conversão é: aposte na simplicidade. Procure adotar um layout que seja minimalista e, principalmente, que deixe sua oferta em evidência.
Para isso, é importante que pense em todos os detalhes. Desde o formato do conteúdo, até as cores e a disposição dos elementos na página. Assim, você consegue criar uma página que ofereça boa usabilidade para os visitantes.
Além disso, lembre-se de montar um layout que seja responsivo, para que sua página consiga ser vista também em dispositivos móveis. Fazendo isso, você melhorar o alcance da landing page, elevando o número de acessos e também suas chances de conversão.
5. Use recursos visuais que reforçam sua mensagem
Para criar uma landing page de alta conversão é importante que você a construa pensando em conduzir o visitante para a oferta desde o momento em que ele acessa a página.
Para isso, além das headlines, também é preciso que você saiba como usar os recursos visuais da sua Landing Page a seu favor. Isso porque, existem imagens e outros elementos visuais que pode tornar essa página de destino mais efetiva.
Dependendo do elemento que você incorpora nessa página, é possível preencher com excelência a lacuna entre a expectativa do visitante e a realidade, resultando em um nível maior de satisfação por parte dos seus prospects e também mais conversões.
Portanto, na hora de construir sua landing page, procure ir além do básico e aposte em elementos visuais que estimulam o olhar dos visitantes e os guiem até o formulário de captura.
6. Utilize CTAs relevantes
Entre os elementos que ajudam a melhorar a taxa de conversão de uma página de destino está a Call To Action, ou CTA como é mais conhecida.
A Call To Action, ou Chamada para Ação em português, é um recurso de marketing que leva o visitante a realizar uma ação imediata.
Sendo assim, para aumentar o potencial de conversão da landing page é interessante construir uma CTA que seja simples, direta e curta. O fator criatividade e persuasão também são relevantes ao construir CTAs que convertem.
Expressões como “QUERO PARTICIPAR AGORA” ou “GARANTA SUA VAGA” são bons exemplos de CTA que atendem aos requisitos para boas conversões.
Além disso, existem algumas dicas que podem ajudar você no desenvolvimento de CTAs relevantes para sua página de destino, como:
- Defina uma CTA sempre pensando no contexto geral da sua página
- Utilize verbos que deixam claro a ação para o visitante
- Use termos que sejam de fácil entendimento para seu público-alvo
- De preferência, use letras maiúsculas ao elaborar sua CTA
- Evite expressões como “CLIQUE AQUI” ou “ACESSE O LINK”
Também é importante que a CTA entregue exatamente aquilo que está propondo ao prospect. Do contrário ele pode sentir que não está recebendo o que foi prometido e, com isso, criar uma imagem negativa a respeito da sua landing page ou oferta.
7. Inclua provas sociais na sua landing page de alta conversão
Provas sociais são excelentes recursos de marketing que ajudam a reforçar a credibilidade da sua oferta. Sobretudo para aqueles prospects que estão conhecendo agora sua marca.
Ou seja, é através da prova social que os visitantes reforçam o pensamento de que sua oferta realmente cumpre com aquilo a que se destina. Inclusive, estudos apontam que 80% dos consumidores levam em conta a avaliação de produtos por outras pessoas antes de tomar sua decisão de compra.
Desse modo, é importante que inclua em sua landing page alguma prova social sobre sua oferta. Pode ser depoimentos por escrito ou em vídeo de pessoas que já usaram e aprovaram sua oferta, ou qualquer outro modelo de prova social.
O mais importante é ter esse recurso presente em sua página, pois ele servirá como um facilitador para aumentar a taxa de conversão da sua landing page.
8. Monte um formulário de captura objetivo
Independentemente de qual seja o seu objetivo com a landing page de alta conversão, nela quase sempre deverá constar um formulário para captura dos dados de seus leads.
Afinal, é com essas informações que poderá conhecer melhor seu público e traçar estratégias mais alinhadas com suas expectativas para assim garantir bons resultados.
Por isso, é interessante que monte um formulário objetivo e que o mesmo não trabalhe com muitas informações sensíveis, pois assim seu formulário estará em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Agora você já sabe quais passos precisa seguir para criar uma landing page de alta conversão. Então coloque esses passos em prática, seguindo as dicas e recomendações dadas nesse artigo e comece a alavancar suas taxas de conversão hoje mesmo!
Se você ainda tem dúvidas sobre como implementar esses passos e precisa de ajuda, conte com o Ultimate Camp para auxiliar você na construção de uma landing page de vendas ou para lançamentos. Entre em contato conosco e saiba mais!