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Tráfego Pago Instagram – Aprenda como fazer

Descubra como usar tráfego pago Instagram para elevar o alcance de suas publicações e gerar mais vendas para o seu negócio!

Nos últimos anos, o Instagram se tornou o ambiente perfeito para quem busca ampliar sua visibilidade e impulsionar as vendas.

E não é para menos, afinal, com mais de 2 bilhões de usuários ativos atualmente, essa rede social representa uma excelente oportunidade para alcançar um melhor posicionamento online, atingir seu público-alvo e gerar mais lucratividade para o negócio.

Mas, para ter sucesso nesse meio, é preciso muito mais do que apenas divulgar sua marca com publicações orgânicas. Também é necessário investir em boas estratégias que ajudam a segmentar e elevar o alcance de suas publicações. E o tráfego pago Instagram é uma delas.

Ainda não se convenceu de que fazer tráfego pago Instagram pode ajudar sua marca a otimizar seu engajamento e faturar mais? Então, continue lendo esse artigo e descubra agora tudo o que precisa saber sobre o assunto nesse Guia Completo. Confira!

O que é tráfego pago Instagram?

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Tráfego pago Instagram

O tráfego pago Instagram consiste em uma estratégia de marketing digital que ajuda a promover um produto e/ou serviço a partir de anúncios segmentados dentro dessa plataforma.

Em outras palavras, trata-se de um recurso de publicidade online, onde é possível direcionar suas publicações a quem realmente tem interesse nelas. Assim, veiculando anúncios, seja pelo feed ou stories, você consegue atrair um público qualificado para o seu perfil e impulsionar seus resultados.

Como funciona o tráfego pago no Instagram?

Basicamente, o tráfego pago Instagram funciona como uma estratégia de anúncios do tipo Pay Per Click (PPC). Ou seja, como anunciante, você paga um valor para veicular suas publicações e direciona-las ao público-alvo que deseja atingir.

A segmentação dos anúncios no tráfego pago é feito por meio do Gerenciador de Anúncios da Meta. Você estabelece um valor máximo para investir por dia ou então por campanha.

E o gerenciador se encarrega de promover suas publicações com base no seu orçamento e finalidade da campanha. Seja ela aumentar o número de visitas no perfil, geração de cadastros, visualizações de vídeos, engajamento, entre outros.

Tipos e formatos de anúncios para usar no tráfego pago Instagram

No geral, o Instagram oferece diferentes formatos de anúncios e abordagens para você trabalhar no tráfego pago. Entre os principais, estão:

  • Stories – Esse é um modelo ideal para quem busca elevar o alcance e engajamento da sua marca.
  • Vídeos – Trata-se de uma abordagem onde é possível engajar o público-alvo a partir de um conteúdo breve e interativo.
  • Imagens no feed – Esse é um modelo de anúncio que pode veicular visando atender uma ação imediata. O ideal aqui é usar imagens com excelente resolução e uma CTA chamativa.
  • IGTV – Modelo de anúncio que ajuda a promover produtos e/ou serviços através de guias práticos e interativos para o público-alvo no Instagram
  • Carrossel – Usado tanto para apresentação de produtos e/ou serviços, como para criar histórias que retém atenção do público.
  • Anúncios Instagram Shopping – Abordagem que favorece a apresentação de produtos e efetivação das vendas. Para isso ela possibilita a você montar sua própria loja online no Instagram.

Lembrando que a escolha quanto o formato de anúncio ideal vai depender dos objetivos e perfil do seu negócio.

Por que investir em tráfego pago Instagram

O tráfego pago Instagram, quando aplicado de forma estratégica e consciente, pode resultar em vários benefícios para o seu negócio.

A começar pela ampla capacidade de segmentação que os anúncios no Instagram possuem. Isto se deve graças a possibilidade dessa plataforma de usar os dados dos usuários das plataformas do Grupo Meta. O que inclui não só o Instagram, mas também o Facebook e Whatsapp.

Assim, é possível gerar, a partir de um rico banco de dados, campanhas com segmentações mais efetivas. E que atingem um público com alto índice de conversões.

Além disso, os anúncios segmentados no tráfego pago Instagram também lhe permitem criar publicações direcionadas.

Ou seja, você consegue gerar conteúdo personalizado para diferentes públicos. Algo que sem dúvida contribui para elevar o potencial de atração e persuasão das suas campanhas.

Outras vantagens de adotar o tráfego pago no Instagram como uma de suas estratégias de marketing, também incluem:

Alcance resultados mais rápidos

Com o trafego pago no Instagram, você consegue alcançar seus objetivos com muito mais rapidez do que usando estratégias de tráfego orgânico.

A razão para isso é bem simples. No tráfego, seus anúncios são direcionados para pessoas que de fato tem interesse no que você tem a oferecer. Além disso, a entrega é feita no momento mais oportuno, elevando as chances de conversão.

Monitore de perto o comportamento dos usuários

Adotando a estratégia de tráfego pago Instagram você ainda pode contar com ferramentas importantes como suas aliadas. É o caso do Facebook Pixel, um código que você pode usar para rastrear o comportamento das pessoas no seu site.

Desse modo, através desse recurso, você consegue definir qual anúncio ou campanha está gerando melhores resultados.

Além disso, com o Facebook Pixel, também é possível criar listas de pessoas que acessaram determinadas páginas do seu site. E, então, passar a usar também esses dados para segmentar seus anúncios no Instagram.

Amplie o alcance da sua marca

Não tem como falar em tráfego pago Instagram sem mencionar que essa é uma estratégia muito eficaz em vários aspectos. Principalmente em se tratando de elevar o alcance de uma marca, produto ou serviço.

Através dos anúncios pagos no Instagram, você não só alcança um número maior de pessoas nessa plataforma, como também eleva as vendas e fortalece sua marca no mercado online.

Como fazer trafego pago no instagram

como fazer tráfego pago instagram
Como fazer tráfego pago instagram

O tráfego pago Instagram é uma estratégia que pode ser aplicada visando atender a diferentes objetivos. Você pode investir em anúncios pagos no Instagram para:

  • Elevar o número de seguidores
  • Melhorar o engajamento
  • Aumentar a visibilidade da marca
  • Otimizar o posicionamento digital
  • Gerar mais leads e impulsionar as vendas.

Mas, para alcançar qualquer um dos objetivos acima, é preciso saber como fazer trafego pago no Instagram com foco em resultados. Para isso, é importante conhecer bem sua persona e público-alvo.

Além disso, também é preciso traçar uma estratégia, definir o tipo de campanha que melhor atende o seu perfil, mensurar resultados. E o mais importante, ter constância e saber analisar os resultados.

Muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho. Seja por não obter resultados imediatos, ou simplesmente por não saber interpretar os dados mensurados em suas campanhas.

Contudo, no marketing digital, não existe uma fórmula pronta para impulsionar seus resultados. O que existe é a consciência de que essa jornada pode ser mais demorada ou acelerada. Tudo vai depender da estratégia adotada, do nível de concorrência envolvido e do quanto está disposto a investir para chegar aonde deseja.

Atualmente existem dois caminhos para fazer tráfego pago Instagram: através do Instagram Ads e pelo Facebook Ads. Veja a seguir um passo a passo simplificado e descubra como criar suas campanhas e impulsionar suas vendas nas redes sociais.

Como fazer trafego pago pelo Facebook Ads – Passo a passo

Para iniciar sua estratégia de tráfego pago no Instagram pelo Facebook Ads é bem simples. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

1.      Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook

O Gerenciador de Anúncios do Facebook é uma ferramenta que lhe permite criar e gerenciar suas campanhas de anúncios. Seja no tráfego pago Instagram ou no Facebook.

Então, para iniciar sua estratégia de tráfego pago no Instagram, você deve começar acessando essa ferramenta. No geral, seus comandos são bem intuitivos, o que possibilita a qualquer pessoa executa-los para criar suas campanhas.

2. Defina o objetivo do seu anúncio

Nessa etapa, você deve apontar o objetivo que espera alcançar com sua campanha. Para isso, a própria plataforma lhe fornece algumas sugestões. O que inclui desde o reconhecido da marca, até tráfego, alcance, envolvimento, visualizações de vídeos, conversões, entre outros.

3. Configure sua campanha

Depois que definiu seu objetivo, o passo seguinte consiste em terminar de preencher as configurações básicas de sua campanha. Ou seja, você precisa definir o nome da sua campanha, assim como o tipo de orçamento desejado, que pode ser diário ou por campanha.

Além disso, é nessa etapa onde você também define o valor que quer investir em seus anúncios pagos.

4. Segmente o seu público-alvo

Uma vez finalizada as configurações básicas, chegou o momento de segmentar seu público-alvo. Essa é sem dúvida uma das etapas mais importantes. Afinal, é aqui onde você vai estabelecer para qual grupo de pessoas suas publicações serão direcionadas.

E como estará pagando por cliques e visualizações, você certamente quer que seu investimento traga retorno, certo? Então, para isso, é preciso que as pessoas certas e que realmente tenham interesse, vejam seus anúncios.

Desse modo, quanto mais especifico for na composição de sua persona, mais bem segmentado serão seus anúncios. E, assim, maiores serão suas chances de garantir boas conversões.

Nessa parte, a ferramenta disponibiliza alguns parâmetros que ajudam a otimizar o processo de segmentação, o que inclui:

  • Idade
  • Gênero
  • Localização
  • Interesses, entre outros.

5. Selecione o posicionamento e forma de otimização do anúncio

Nessa etapa, você precisa definir em qual lugar deseja veicular seus anúncios e também as métricas de otimização da sua campanha.

Quanto ao posicionamento, o Gerenciador lhe fornece duas opções de escolha. Uma delas é o posicionamento automático, onde o próprio Instagram testa diferentes lugares para veicular seus anúncios, visando alcançar os melhores resultados de acordo com o seu investimento.

A outra forma é o posicionamento manual onde o processo de definir onde os anúncios serão veiculados é você quem escolhe.

Em seguida, você precisa definir as métricas de otimização para veiculação de sua campanha. Também é importante que selecione o formato (imagem, vídeo, carrossel e etc.), insira um título, uma descrição chamativa e uma CTA (Chamada de Ação) caso seu formato exija.

6. Publique sua campanha no Instagram

Para finalizar, você deve ir em “Rastreamento” e adicionar a URL de destino. Procure rever todas as informações para se certificar de que tudo esteja devidamente alinhado com o perfil e objetivos do seu negócio com a campanha. Depois é só clicar em “Publicar” e sua campanha estará ativa.

Como fazer trafego pago Instagram Ads – Passo a passo

Para criar anúncios pagos no Instagram Ads também é simples. Para isso, basta seguir o passo a passo que preparamos abaixo:

  1. Primeiramente acesse sua conta comercial do Instagram
  2. Em seguida, clique em “Ferramentas para anúncios”
  3. Selecione a publicação que deseja promover e siga clicando em “Avançar”
  4. Defina a configuração do público-alvo
  5. Estabeleça o tipo de orçamento que deseja usar em sua campanha, assim como a duração e distribuição do anúncio.
  6. Por fim, clique em “Criar promoção”

Tráfego pago Instagram Ads ou Facebook Ads – qual o melhor?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas apresentam, ainda mais quando estão iniciando no universo de anúncios pagos.

Se esse também é o seu caso, saiba que entre as duas possibilidades, investir no tráfego pago Instagram pelo Facebook Ads geralmente é o caminho mais indicado. Principalmente porque você terá à disposição mais ferramentas para segmentação dos seus anúncios.

Além disso, essa também é uma opção que pode ser mais vantajosa para que não dispõe de um orçamento elevado para investir em anúncios pagos.

Quanto custa o tráfego pago no Instagram?

O custo para fazer tráfego pago Instagram pode variar, a depender do modelo de lance que você definiu para suas campanhas.

Ou seja, se o modelo escolhido foi o CPC (Custo por Clique), a média de custo fica entre R$0,95 e R$9,40. Já para o modelo CPI (Custo por Impressões), esse custo pode apresentar uma média de R$31,60 por cada 1000 impressões.

Agora, se o formato do lance foi o CPE (Custo por Interações), essa média gira em torno de R$0,24 por interação.

Se está iniciando agora com tráfego pago Instagram e não sabe exatamente como definir o orçamento ou as métricas de sua campanha, uma dica é contar com o suporte de uma empresa de gestão de tráfego pago. Assim, você uma orientação mais qualificada para definir campanhas e estratégias que consigam atrair e reter clientes em potencial.

Portanto, agora que você já sabe o que é e como fazer tráfego pago Instagram, não perca tempo. Invista já nessa estratégia e impulsione o alcance da sua empresa e seus ganhos usando essa rede social como sua grande aliada.

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